Kombi

Volkswagen

Kombi – Volkswagen

Em setembro, é mês de lembrar da querida e carismática Kombi que, em 2020, completa 63 anos da primeira unidade produzida pela Volkswagen no Brasil.

Pensando nessa data especial, a equipe da Coffee Motors preparou um conteúdo especial. Confira abaixo.

O Lançamento da Kombi

Quase ao mesmo tempo em que a Kombi entrava em produção na Alemanha, os brasileiros tinham o primeiro contato com a marca Volkswagen, por meio da importação do modelo Fusca em 1950.

O primeiro modelo fabricado no Brasil teve sua estreia no ano de 1957. A primeira Kombi nacional foi construída dois anos antes do próprio Fusca nacional. O modelo seguia o alemão, tanto no desenho quanto em seu motor, com um propulsor de 1.200 cc e 30 cv de potência.

Características

A distância entre-eixos era a mesma do Fusca com 2,40 m, mas ela media 21 centímetros a mais em comprimento e largura, com 44 cm a mais de altura.

Seu câmbio tinha 4 marchas, com a primeira não sincronizada, e o seu desempenho não era dos melhores, com velocidade máxima de 90 km/h. A sua aceleração de 0 a 80 km/h acontecia em 25 segundos. Mas o conjunto mecânico dispunha de torque e de um consumo muito razoável, com a vantagem de ser econômica nas manutenções.

Porém, a Kombi nos proporcionava características não muito apreciadas em sua condução, sendo uma delas a posição do motorista que sofria maior risco por se sentar muito à frente do carro, com o volante quase na horizontal.

Entretanto suas qualidades fizeram o projeto deslanchar e se tornar um verdadeiro sucesso.

A Kombi tinha a colocação de carga no centro do veículo, com o peso do motor na traseira e o peso dos ocupantes na dianteira, equalizando assim o peso total.

Também possuía um aproveitamento de espaço nunca antes visto: apesentava a versatilidade de fazer transporte de pessoas e, retirando os bancos apenas com desparafusamento, poderia se carregar outros tipos de mercadorias. Além disso, podia-se realizar a entrada e a saída de cargas pelas portas laterais do lado direito, facilitando muito o manejo.

Hoje sabemos que a construção da carroceria monobloco é muito mais eficiente, sólida e segura, com maior leveza, diferente da adoção de chassi e carroceria separadamente. Com toda essa robustez em sua estrutura e com seu conjunto motriz na parte traseira, sua capacidade de tração era conveniente em pisos de baixa aderência e em subidas íngremes, demonstrando uma superação a todos os seus concorrentes. Por isso, até hoje não vemos resultados melhores nesse requisito.

Isso tudo aliado ao motor boxer, que nunca parava por superaquecimento, fazia a popularidade da Kombi cada vez mais crescer.

Como no Fusca, era simples e barato manter uma Kombi. Sua rede de concessionárias no país atingia a marcade mais de 850 lojas.

A mecânica era tão conhecida que qualquer mecânico de beira de estrada podia trazer de volta as condições de uso normalmente, sem muitos problemas.

Variações, Upgrades e Novidades

A Kombi não demorou a ganhar novas opções. Em 1960, chegava a versão Turismo, que dava a possibilidade de utilizá-la como “apartamento”: com bancos opostos que viravam cama, armários em madeira sob os bancos, pia em inox, guarda-roupa, mesa e quatro cadeiras. Com a versão Especial, a Kombi ganhava cuidados estéticos: calotas cromadas, pintura saia e blusa e melhor revestimento interno.

As versões eram: Standard, Especial, 6 Portas, Turismo e Furgão; além das adaptações para ambulância, carro-bar e transporte de presos.

A pick-up ampliava a linha em 1967, e a Volkswagen passou a adotar em todas as versões os motores de 1.500.cc, com 44 cv de potência, sistema elétrico de 12 V e os pneus vinham mais largos, passando a ter as rodas menores, de 15 para 14 polegadas. Isso tudo proporcionou um aumento na capacidade de carga para 845 kg.

Em 1976, a mudança de estilo veio seguindo a linha alemã T2, com para-brisa inteiriço e curvo. Também não existia mais a extensão do teto, as portas vinham com vidros que abaixavam, mudaram lanternas e faróis, mas ainda não tínhamos as portas laterais corrediças. O motor era um 1.600 cc, com 52 cv e 10 kgfm de torque. A suspensão era nova, fazendo a Kombi atingir perigosos 110 km/h.

Também existiu a primeira Kombi nacional com arrefecimento líquido: o motor a diesel de 50 cv era do Passat de exportação e foi montado um radiador à frente, deixando a Kombi com um visual um tanto diferente.

Uma pick-up de cabine dupla apareceu em 1981, também fornecida na versão Luxo, que aliava a combinação de transporte de cargas com a de passageiros.

Já em 1983, chegavam novos bancos com encosto de cabeça, painel e volante novos, cintos de segurança com três pontos e, ainda, o melhor de tudo: o tão esperado freio a disco na dianteira.

A próxima mudança ocorreu em 1992, com a adoção do catalizador para se adequar às normas de poluição vigentes, mas nada além disso.

No ano de 1997, uma mudança estética elevava o teto da Kombi em 11 cm e trazia apenas três janelas de cada lado do veículo. A tomada de ar para o motor ficou na parte superior da coluna traseira, a capacidade de passageiros pulou de 9 para 7 ocupantes, e a mais esperada modificação foi a porta corrediça, esperada desde os anos 1970.

Além das mudanças estéticas internas, a evolução na parte mecânica chegou um pouco tarde, porém, era inovadora. Em 1998, um moderno sistema de injeção eletrônica foi adaptado no antigo motor boxer de 1.600 cc, chegando a 67 cv na versão a álcool, e torque de 13 kgfm.   

Necessária para atender a limites de ruídos e emissões, a troca do motor a ar 1.6 pelo 1.4 a água deixava a Kombi com mais potência e mais silenciosa. Essa mudança só veio em 2006.

O 1.4 fazia a Kombi bem diferente ao rodar, pois o motor era o EA-111, muito utilizado em outros carros da Volkswagen. Por fora, ela lembrava muito a Kombi a diesel dos anos 1980, mas as pessoas não ouviam o som característico do motor, tanto dentro como fora do carro, ficando muito mais agradável de dirigi-la. O painel também mudou, agrupando todos os instrumentos em apenas um módulo.

Além de maior potência e menor consumo, sua relação final de transmissão ficou mais longa, sendo essas as últimas mudanças feitas no veículo. E assim seguia, após quase 50 anos de produção, tendo uma participação de 53% no mercado em sua categoria.

O Fim da Estrada

O mercado brasileiro era muito receptivo à Kombi, mas a legislação brasileira vinha forçando a Volkswagen a fazer mudanças importantes no modelo, como a adoção de ABS e um sistema de airbag, que era praticamnte impossível de instalar. Essas normas entrariam em vigor em 2014. Dessa forma, em agosto de 2013, a Volkswagen anunciava sua edição especial de despedida, a Last Edition, com produção de apenas 600 unidades, e um preço nada convidativo de R$ 85 mil.


Linha Coffee Motors: Estampas de Kombi

Se você, assim como nós da equipe Coffee Motors, é fã da Kombi, não pode deixar de conferir a Edição Especial de Produtos com estampas de Kombi, produzidas pela Coffee Motors, em parceria com o artísta Íbis Roxane e com a Roxane Baumont, disponível no site Colab55.


Manual do Proprietário – Kombi

Se você tem uma Kombi, pode estar precisando do Manual do Proprietário. Por isso, disponibilizamos em nosso site alguns manuais do proprietário de Kombi em PDF, que você pode fazer o download ou consultar online.

1965: Manual do Proprietário – Volkswagen Kombi

1968: Manual do Proprietário – Volkswagen Kombi

1973: Manual do Proprietário – Volkswagen Kombi


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