Ford Maverick

47 no Brasil

Ford Maverick – 47 no Brasil

No dia 20 de junho de 2020, serão completados 47 anos do lançamento oficial do Ford Maverick no Brasil.

Pensando nisso, a equipe Coffee Motors preparou um conteúdo especial. Confira abaixo.

O Lançamento do Ford Maverick nos EUA

Em 1971, a Ford tinha um público quase que exclusivo para a linha de carros, herdada da fabricante de carros Willys. Produzindo os chamados Aero-Willlys e Itamaraty, a Ford viu um grande declínio nas vendas, pois os carros estavam com suas linhas e características mecânicas desatualizadas com relação aos carros da época.

Foi então que a Ford começou a fazer um estudo de opinião pública para saber qual carro poderia ser o sucessor dos já desgastados Willys. Foram colocados alguns automóveis de diferentes marcas com características semelhantes e, logo de cara, o Maverick conquistou a preferência dos consumidores. O Maverick lançado nos EUA em 1967 apresentava mecânica simples de pouca manutenção com linhas inspiradas no Mustang e um preço relativamente baixo.

O Lançamento do Ford Maverick no Brasil

O Maverick brasileiro utilizava peças já testadas, tanto nos EUA como no Brasil. E, em apenas 2 anos, a Ford Brasil realizou modificações necessárias para a adaptação do carro ao trânsito nas ruas e estradas brasileiras.

Em relação à motorização, a Ford escolheu utilizar um propulsor que já existia, optando pelo motor do Itamaraty com 3.000 cc, com a vantagem de que a assistência não precisaria de treinamento especial, fazendo apenas aperfeiçoamentos no projeto, melhorando os componentes internos e resolvendo problemas de aquecimento do motor.

Apresentado no Salão do Automóvel de 1972, a Ford realizou seu lançamento no dia 20 de junho de 1973, na versão Coupé, com diferentes tipos de acabamentos: Super, Super Luxo e GT V8. Foi um verdadeiro sucesso de vendas nos primeiros meses de produção.

Com o passar do tempo, a demanda foi caindo, e o mercado demonstrava cada vez menos interesse pelo automóvel após o seu primeiro ano. Três fatores contribuíram para esse menor interesse: o acabamento, pouco espaço interno e o motor de 6 cilindros pouco econômico.

O Maverick e seus Upgrades

Em 1975, foi produzido um Maverick com novo acabamento interno, maior espaço e conforto, utilizando os bancos do Corcel, mas o melhor estava por vir: o motor de 4 cilindros de 2.300 cc. O motor produzido pela Ford em Taubaté, que equipou o Mustang americano, tinha um projeto muito superior ao antigo 6 cilindros. Com 99 cv a 5.600 rpm, tinha comando de válvulas no cabeçote, o que permitia atuar em altas rotações se comparado ao motor antigo. O sistema possuía algumas vantagens: menor número de peças móveis, regulagem mais precisa, menor ruído e menor consumo.

No final de 1976, o modelo 77 foi apresentado como Fase 2 do Maverick. O carro recebeu algumas alterações estéticas, como um novo interior, grade dianteira e novas lanternas traseiras. Ainda trazia algumas melhorias mecânicas, como sistema de freios mais eficiente, eixo traseiro com bitola mais larga e suspensão atualizada para o uso de pneus radiais.

Nessa fase, foi introduzida a versão LDO, que passou a ser a versão mais cara do Maverick, com acabamento mais refinado e interior monocromático combinando tonalidades de marrom ou azul. Para essa versão foi lançado, como equipamento opcional, um câmbio automático de 3 marchas com acionamento no assoalho, isso apanas para os Maverick LDO equipados com o motor 2.3 litros.

O modelo GT foi o modelo que sofreu as alterações mais drásticas. Em nome de uma maior economia, com a desaprovação de muitos, passou a ser oferecido com o motor 2.3 OHC de série, tendo o 302-V8 se tornado opcional para todos os modelos. Houve mudanças também nas faixas laterais, no grafismo traseiro, e o capô ganhou duas falsas entradas de ar.

O Ford Maverick nacional teve sua produção encerrada em 1979, após 108.106 unidades produzidas.


Linha Coffee Motors: Estampas de Maverick

Se você, assim como nós da equipe Coffee Motors, é fã do Maverick, não pode deixar de conferir a Edição Especial de Produtos com a estampa Maverick Vintage Garage, produzidas pela Coffee Motors, em parceria com o artísta Íbis Roxane e com a Roxane Baumont, disponível no site Colab55.


Manuais – Ford Maverick

Se você tem um Maverick, pode estar precisando do manual do proprietário ou algum manual de manutenção.
Pensando nisso, disponibilizamos 4 manuais do Ford Maverick que você pode fazer o download ou consultar online clicando nos links abaixo.


Acompanhe nossas novidades e lançamentos em nossos perfis nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/CoffeeMotors

Instagram: instagram.com/coffeemotors​

YouTube: Coffee Motors Garage

Coffee Motors

Apaixonados por Carros Antigos

%d blogueiros gostam disto: