Fiat 147

44 Anos de História

Fiat 147 – 44 Anos de História

No mês de julho de 2020, o simpático Fiat 147 completa 44 anos de história e a equipe da Coffee Motors preparou um conteúdo especial para contar um pouco da trajetória deste antigo que conquistou muitos corações ao longo do tempo. Confira abaixo.

A História Resumida do Fiat 147

O carro chamado 147 foi marcado pelo pioneirismo na indústria automobilística, sendo o primeiro automóvel produzido no Brasil pela marca italiana FIAT.

Sua produção foi de 1976 até 1986, e seu projeto foi inspirado no FIAT 127. Foi o primeiro carro brasileiro a ser construído com o motor transversal na dianteira, tinha coluna da direção articulada e o primeiro motor a álcool. Com uma boa plataforma, foi o primeiro veículo com a possibilidade de ser montado como Hatch, Sedan, Perua, Furgão e Pick-up.

Com excelente aproveitamento do espaço interno, sua incrível marca de economia de combustível e sua incrível estabilidade o tornaram um marco, mudando o jeito de se fabricar automóveis no Brasil.

Cores e Versões

Exibido ao público no Salão do Automóvel de 1976, foram mostrados 15 carros com cores diferentes e alguns protótipos movidos a álcool.

Foram oferecidos ao público as versões L e GL, com motor de 1.050 cc, 55 cv. Em seguida, vieram as versões com motor 1.300 cc GLS: o esportivo Rallye e o especial TOP.

Os Concorrentes e os Desafios

Com a intenção de competir com o Fusca, o 147 fez frente a outros modelos, como a Brasília (VW) e o Chevette (Chevolet). Com seu projeto muito bem elaborado e moderno, o 147 foi o vencedor no comparativo entre os veículos, de acordo com a revista AutoEsporte da época.

Com uma mecânica moderna, o carro sofria com a má fama, pois eram necessários conhecimentos técnicos para sua manutenção, que muitas vezes eram negligenciados, como a troca da correia dentada, que por consequência causava danos sérios ao motor. Já o câmbio era o calcanhar de Aquiles do projeto e teve alguns ajustes para agradar a seus clientes.

O moderno 147 também foi o primeiro a ter o estepe no cofre do motor, a utilizar para-choques de plástico e a ter o desembaçador traseiro.

Os Upgrades

Duas reestilizações marcaram a trajetória do 147: na primeira em 1980, o veículo ganhou uma frente mais baixa com a grade e os faróis inclinados, ficando conhecido como Europa. Em 1983, veio a segunda que incorporava o para-choque e foi chamada de Spazio, oferecido nas versões CL, CLS e TR que tinha como opcional o câmbio de 5 marchas.

O Fim da Trajetória

O 147 foi substituído em 1986 pelo Fiat Uno, mas o mesmo ainda era produzido para exportação até 1993. A fábrica transferiu o ferramental para a Argentina onde o 147 foi montado até 1996.


Linha Coffee Motors: Estampas de Fiat 147

Se você, assim como nós da equipe Coffee Motors, é fã do Fiat 147, não pode deixar de conferir a Edição Especial de Produtos com a estampa Fiat 147 Old School, produzidas pela Coffee Motors, em parceria com o artísta Íbis Roxane e com a Roxane Baumont, disponível no site Colab55.


Manual do Proprietário – Fiat 147 (L e GL)

Se você tem um Fiat 147, pode estar precisando do Manual do Proprietário. Por isso, disponibilizamos em nosso site, o Manual do Proprietário – Fiat 147 (L e GL) em PDF, que você pode fazer o download ou consultar online. 🙂


Acompanhe nossas novidades e lançamentos em nossos perfis nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/CoffeeMotors

Instagram: instagram.com/coffeemotors​

YouTube: Coffee Motors Garage

Coffee Motors

Apaixonados por Carros Antigos

%d blogueiros gostam disto: