Passat

46 Anos no Brasil

Passat – 46 Anos no Brasil

No mês de junho, também comemoramos mais um ano do lançamento do Passat no Brasil.

Pensando nessa data, a equipe Coffee Motors preparou um conteúdo especial. Confira abaixo.

O Lançamento do Passat no Brasil

Apenas um ano após o lançamento na Alemanha, em 1974 surgiu no Brasil o Passat, inicialmente como um fastback com duas portas, com suas versões L e LS. Até aquele momento apenas, a Kombi tinha um chassi monobloco.

Mas o Passat, além de ser fabricado com o chassi monobloco, vinha com tração dianteira e um motor refrigerado a água de 1.500 cc, que rendiam 65 cv de potência. Para frear toda essa potência, o veículo possuía um sistema de freios de circuito duplo diagonal para evitar a perda dos freios de um eixo, por completo.

Passat: Os Upgrades ao Longo do Tempo

1975 – 1977

Em 1975, as versões LM e LS foram lançadas e também os carros de quatro portas. No ano seguinte, 1976, vieram as versões de 3 portas e 2 portas no modelo TS, ambas com motor 1.6 e uma nova carburação importada da Alemanha. Exclusiva para exportação e a mais produzida em 1977, foi a versão de 5 portas.

1978

Já em 1978, foi lançado o modelo LSE, o famoso “Iraquiano”, com 4 portas e mecânica do TS. O LSE tinha a mesma frente de quatro faróis redondos do TS, além do motor 1.6, e seu interior recebia um melhor acabamento, como um apoio de braço central no banco traseiro, o mesmo console do TS e mais ar-condicionado.

Igualmente aparece o modelo Surf, destinado ao público jovem, mas que disfarçava uma tentativa de fazer um modelo mais barato sem aspecto espartano. Constituía-se numa versão bastante simplificada do Passat, com para-choques, espelho lateral, maçanetas e frisos pretos, lembrando versões SE que a Chrysler fabricou para o Dodge Dart e para o Dodge 1800. Também apresnetava o mesmo motor 1.5 das versões básicas e alguns acessórios, como bancos com encosto alto e para-brisas verdes.

1979 – 1982

Nova dianteira herdada do Audi 80 veio em 1979, e também novos para-choques com desenho mais reto e robusto ganharam ponteiras de plástico, faróis retangulares, e as setas passaram dos para-choques para as extremidades dos faróis. O estofamento também mudou, e o volante passou a ter um diâmetro menor. A versão TS caracterizva-se com uma faixa preta lateral abaixo dos vidros e, assim como a versão LSE, passou a ter a mesma frente das outras versões. Logo surgiu a versão a álcool, e o Passat foi o segundo veículo do Brasil movido com o combustível vegetal.

1983 – 1988

A segunda reestilização veio em 1983: o Passat passa a ter quatro faróis retangulares em molduras, e o TS passa a se chamar GTS. Surge ainda a versão GLS. No ano seguinte, todas as versões ganharam “nomes” complementares a cada versão. Uma versão básica, chamada Special; o LS recebe o nome Village; o GTS vira GTS Pointer, logo em seguida com motor 1.8 do Santana; e o LSE é o LSE Paddock. Nesse tempo, o motor 1.5 saiu de cena, ficando o novo 1.6 MD-270 como única opção disponível.

As mudanças em 1985 foram os para-choques envolventes e novas lanternas traseiras frisadas, mas as versões de 3 portas e o LSE não foram mais produzidas. Dessa forma, o veículo ganha também um novo painel que o deixa com uma aparência mais moderna, e o câmbio agora vinha com 5 marchas. Apesar disso, o moderno projeto deixa de ser fabricado no Brasil, em 1988.

Em junho de 1986, um excedente de unidades do Passat que eram destinadas ao Iraque foi oferecido ao mercado nacional. Apesar de possuir características diferentes, a aceitação pelo modelo foi muito boa, pois ele contava com itens de conforto, como bancos Recaro e ar- condicionado de série, por um bom preço, e que foi vendido até 1987.


Linha Coffee Motors: Estampas de Passat

Se você, assim como nós da equipe Coffee Motors, é fã do Passat, não pode deixar de conferir a Edição Especial de Produtos com a estampa Passat Old School, produzidas pela Coffee Motors, em parceria com o artísta Íbis Roxane e com a Roxane Baumont, disponível no site Colab55.


Manuais – Passat

Se você tem um Passat, pode estar precisando do manual do proprietário.

Pensando nisso, disponibilizamos três manuais do proprietário do Passat, de diferentes anos de fabricação, que você pode fazer o download ou consultar online clicando nos links abaixo.

1977: Manual do Proprietário – Volkswagen Passat Ano 1977

1980: Manual do Proprietário – Volkswagen Passat Ano 1980

1986: Manual do Proprietário – Volkswagen Passat LSE Ano 1986


Acompanhe nossas novidades e lançamentos em nossos perfis nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/CoffeeMotors

Instagram: instagram.com/coffeemotors​

YouTube: Coffee Motors Garage

Coffee Motors

Apaixonados por Carros Antigos

%d blogueiros gostam disto: