Dia Nacional do Gurgel

O Verdadeiro Carro Brasileiro

Dia Nacional do Gurgel

No dia 26 de março, comemoramos o Dia Nacional do Gurgel. Por isso, a equipe da Coffee Motors preparou um conteúdo especial pensando nessa data.

Confira abaixo um pouco da história do Gurgel, sua trajetória e muito mais!

A História do Gurgel

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel iniciou as atividades no setor automobilístico em 1960 quando projetou o Gurgel Jr., um minicarro com motor de 3 cv e produção de mais de 500 unidades que em sua maioria foram exportadas para EUA e Alemanha. Em seguida, foi lançado o Mokart SS, um kart que obteve sucesso em competições brasileiras e, em 1964, venceu alguns campeonatos. Nesse mesmo ano, João Gurgel fundou a Macan Veículos Ltda., uma revendedora Volkswagen.

Em 1966, Gurgel aproveitando de sua condição de revendedor Volkswagen e de sua experiência em moldagem de plástico, fabricou um carro esportivo especial sobre plataforma Volkswagen encurtada. Os modelos do veículo foram apresentados no Salão do Automóvel 1966 e eram o Ipanema, o Enseada e o Xavante. Em 1969, João Gurgel fundou a Gurgel Veículos Ltda. que funcionava ao lado da Macan e recebia apoio financeiro desta. O Gurgel Luxo e o Gurgel QT (qualquer terreno) foram as novidades de lançamento da nova empresa e tinham chassi, câmbio e motores VW.

A Evolução do Gurgel

A Gurgel desenvolveu um novo modelo de chassi composto de tubos de aço, revestido externa e internamente por fibra de vidro e assim foi concebido o Xavante, com grande resistência e muito mais leve. Em consequência, a Gurgel apenas comprava o motor e o câmbio da VW.

Em 1984, a Gurgel lançava seu maior carro durante toda a sua história: o jipe Carajás. Outros modelos novos foram: o X12 TRX12 RM , o X12 M , o X15 TR, o G15 L e o XEF, primeiro minicarro da marca.

Além dos utilitários, Gurgel sonhava com um carro econômico, barato e 100% brasileiro para os centros urbanos. Em 7 de setembro de 1987, foi apresentado o protótipo 280M, resultado do projeto CENA (Carro Econômico Nacional), um minicarro projetado para ser o mais barato do país. Os motores eram de dois cilindros horizontais opostos, 650 ou 800 cm³, refrigerados à água. O lançamento ocorreu em 1988 com o nome de BR-800.

O Fim da Era Gurgel

Em 1992, tentando reagir ao mercado, a marca lançava o Supermini. Mas sem apoio do governo, a Gurgel pediu concordata em junho de 1993. Em uma última tentativa de salvar a fábrica, em 1994 foi feito um pedido ao governo federal para um financiamento de 20 milhões de dólares à empresa, que foi negado, e a fábrica foi declarada falida em 1994.

A empresa conseguiu recorrer à bancarrota e ficou ativa até setembro de 1996. Seus últimos projetos foram: Supermini 1995 e  Motomachine – um minicarro urbano pensado como meio de transporte.


Linha Coffee Motors: Estampas de Gurgel

Se você, assim como nós da equipe Coffee Motors, é fã do Gurgel, não pode deixar de conferir a Edição Especial de Produtos com a estampa Gurgel Made In Brazil, produzidas pela Coffee Motors, em parceria com o artísta Íbis Roxane e com a Roxane Baumont, disponível no site Colab55.

Linha Coffee Motors: Estampas de Gurgel

Manuais – Gurgel

Se você tem um Gurgel, pode estar precisando do manual do proprietário.

Pensando nisso, aproveitamos o mês do Dia Nacional do Gurgel para disponibilizar alguns manuais do proprietário que você pode fazer o download ou consultar online clicando nos links abaixo.


Acompanhe nossas novidades e lançamentos em nossos perfis nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/CoffeeMotors

Instagram: instagram.com/coffeemotors​

YouTube: Coffee Motors Garage

Coffee Motors

Apaixonados por Carros Antigos

%d blogueiros gostam disto: