Dia Nacional do Fusca

20 de janeiro

Dia Nacional do Fusca

Carismático e querido por muitos, o Volkswagen Fusca é uma peça-chave na história automotiva do Brasil e, por esse motivo, ganhou um dia especial no calendário em sua homenagem. No dia 20 de janeiro, os brasileiros comemoram o Dia Nacional do Fusca.

Segundo relatos históricos, essa data foi escolhida por ter sido a data de início da produção nacional do carro (conhecido na época como “Volkswagen Sedan”) no País, mas as primeiras unidades do Fusca saíram da linha de montagem de São Bernardo do Campo (Estado de São Paulo) no dia 3 de janeiro de 1959, com 54% de nacionalização de suas peças, conforme previsto pela lei brasileira vigente à época.

Apesar de ser um carro de mecânica relativamente simples, sua história é um tanto quanto complexa. Diferente da maior parte dos carros, o projeto do Volkswagen Fusca envolveu diversas empresas diferentes e, até, o próprio governo do seu País de origem, a Alemanha.

Contudo, separamos aqui um pouco da história do Fusca. Confira abaixo:

O Fusca no Mundo

O Fusca foi lançado na Alemanha na década de 1930 e veio para ser “O Carro do Povo”, ou seja, um carro popular, haja vista que, na época, a Alemanha sofria uma forte recessão pós-guerra.

De outubro a dezembro de 1936, as primeiras unidades do carro foram testadas em um enduro de 50 mil km e, durante praticamente toda a década de 1930, foram criados diversos protótipos e modelos pré-produção e realizados diversos ajustes mecânicos e na estrutura do carro, na tentativa de chegar ao projeto final, confiável e econômico.

No ano de 1938, alguns modelos finais circulavam pelas ruas. Porém, em 1939, com o início da 2ª Guerra Mundial, a produção foi interrompida, antes mesmo que fosse iniciada a produção em larga escala.

Após a 2ª Guerra Mundial, em meados de agosto de 1945, a fábrica da Volkswagen foi reativada (pelo governo britânico) e produziu carros para as forças de ocupação dos aliados britânicos e para o serviço público alemão (nesse período algumas variações interessantes, como pick-ups e furgões, utilizadas em serviços públicos, como hospitais e correios).

Entretanto, foi a partir de 1949 que o Fusca ganhou o mundo. Após fazer acordos com a americana Chrysler e por em prática uma estratégia de marketing sólida baseada na divulgação dos pontos fortes do carro, como a sua resistência, a mecânica simples e o esquema de distribuição de peças sobressalentes, logo ficou conhecido como “indestrutível” e caiu nas graças de todo o mundo.

O Fusca no Brasil

O Fusca começou a ser importado para o Brasil em 1950 e, no ano seguinte (1951), passou a ser montado no Brasil pela Chrysler, representada aqui pela Brasmotor (hoje conhecida como Brastemp).

Em 1953, a Volkswagen se instalou no Brasil e assumiu a montagem do veículo por aqui.

E, em janeiro de 1959, o Fusca passou a ser oficialmente produzido no País com 54% de nacionalização de suas peças.

Curiosidades sobre o Fusca

Apesar de muitos não saberem, o Fusca não foi o primeiro carro que a Volkswagen nacionalizou. A Kombi já era montada no Brasil desde 1957 com a maior parte dos componentes fabricados no Brasil.

Outro ponto interessante sobre o Fusca foi a sua produção. Como se tornou um sucesso de vendas, foram fabricadas 3,1 milhões no Brasil ao longo dos anos.

A produção do Fusca no Brasil, em 1959, marcou a estreia da primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha.

Dos 27 anos em que foi fabricado, por 24 anos o Fusca ficou na liderança de vendas no Brasil.


Fuscas na Oficina da Coffee Motors

Confira abaixo alguns Fuscas que passaram pela oficina da Coffee Motors, entre 2018 e 2019.


Linha Coffee Motors: Estampas de Fusca

Se você, assim como nós da equipe Coffee Motors, é fã do Fusca, não pode deixar de conferir a Edição Especial de Produtos com estampas de Fuscas, produzidas pela Coffee Motors, em parceria com o artísta Íbis Roxane e com a Roxane Baumont, disponível no site Colab55.

Linha Coffee Motors: Estampas de Fusca

Veja mais estampas da Linha Coffee Motors aqui.


Manuais do Proprietário – Fuscas

E, se você tem um Fusca, confira também alguns dos Manuais do Proprietário dos Fuscas que disponibilizamos aqui.


Acompanhe nossas novidades e lançamentos em nossos perfis nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/CoffeeMotors

Instagram: instagram.com/coffeemotors​

YouTube: Coffee Motors Garage

Coffee Motors

Apaixonados por Carros Antigos

%d blogueiros gostam disto: